domingo, 28 de agosto de 2011

Aula 01 - Grupo 01 e 02


Assista o vídeo "O ciclo da água " e descreva de forma suscinta como podería utilizá-lo em uma aula sobre os estados da água, pertencentes ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental. Coloque alguns ítens de destaque do próprio vídeo e sugira uma atividade prática após a visualização desta animação.

Acrescente suas contribuições nesta página acrescentando Novo comentário.

Profª Eleida - https://sites.google.com/a/aedu.com/professoraeleida/home

41 comentários:

  1. Nilcéia Palomo RA 0981000139 6ºsemestre

    Primeramente iniciar a aula fazendo um levantamento prévio sobre o que as crianças sabem sobre a água,em seguida apresentar o vídeo.
    Após a apresentação do vídeo fazer questionamentos como: o que entenderam do vídeo, quais estados a água é encontrada , como acontece a evaporação , onde encontramos água , podemos consumir qualquer água, por que ela precisa ser tratada, por que temos que economizar a água .
    Tapar os olhos de um dos alunos e colocar vários objetos em cima da mesa, perguntando a ele : Isso possui água, a sala deverá concordar ou discordar, no final o professor irá explicar que tudo possui água, quer seja pouca ou muita.
    Em seguida levar as crianças ao laboratório e apresentar o cubo de gelo: estado sólido, a água da torneira: estado líquido e para visualizar a passagem do líquido para vapor, aquecer um pouco de água e perguntar o que acontecerá. Assim, será possível perceber uma mudança de estado físico, de líquido para vapor, mesmo que não seja possível vê-lo.
    Voltando a sala , fazer uma roda de bate papo e acrescentar informações discutindo sobre: chuva, os raios solares, a neve, as geleiras, os polos, a evaporação ,a água do nosso corpo, a água própria par ao consumo, transpiração, tratamento de água , o professor deverá estimular as crianças para participarem da aula.
    Separar a sala em dupla e pedir que escrevam um relatório sobre tudo que aprenderam nesta aula.

    ResponderExcluir
  2. BRUNA ROBERTA 6° SEMESTRE RA 0981000138
    PRIMNEIRAMENTE ANTES DE PASSAR O VIDE PODERIAMOS VERIFICAR O QUE OS ALUNOS SABEM A RESPEITO DA AGUA. APOS UMA DISCUSSÃO EM SALA PASSAR O VIDEO.
    APOS O VIDEO PERGUNTAR O QUE OS ALUNOS ENTENDERAM, O QUE VIRAM DE INTERESSANTE E QUESTIONA-LOS QUAIS AS MANEIRAS QUE A AGUA APARECE.
    LEVAR EM SALA DA AULA TODOS OS ESTADOS DA AGUA PARA QUE ELES POSSSAM SENTIR, VER CADA ESTADO.
    LEMBRANDO QUE NESTE ASSUNTO PODERIAMOS TRABALHAR VARIAS AREAS COMO O MEIO AMBIENTE POR EXEMPLO

    ResponderExcluir
  3. Aluna: Priscila Cristina David 6º semestre R.A:0901358442

    Primeiramente deve - se fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos. Em seguida, coloca - se o vídeo "O Ciclo da água", durante a exibição do vídeo a professora pode ir pausando para fazer explicações sobre o mesmo (principalmente nos momentos em que a água vai mudando de estado).
    Após as explicações necessárias e a apresentação do vídeo, a professora leva os alunos ao laboratório de ciências para apresentar na prática os estados físicos da água e as mudanças de estados. Por exemplo: sobre a bancada a professora coloca uma vasilha com água, outra vasilha com cubos de gelo e em uma terceira vasilha água fervente, pedindo para as crianças que apontem cada estado físico. Em um segundo momento, a professora demonstra as mudanças de estado, por exemplo, do estado sólido para o líquido (tirando o gelo do congelador e deixando - o em cima da bancada por alguns minutos), do estado líquido para o gasoso (ferve - se água). A avaliação será feita através de observação das atitudes e interesse dos alunos durante as atividades.

    ResponderExcluir
  4. Edivânia 6°Semestre
    O tema é interessante, pois mostra a necessidade que existe em conscientizar a todos sobre a importância que a água exerce em nossas vidas. É um tema que vai despertar na criança interesse pois é algo que vivenciamos todos os dias. Eu colocaria o vídeo para as crianças e pediria a atenção de todos, após o termino do vídeo falaria sobre o tema, abordaria a necessidade que temos em economizar a água e mostraria a eles que todos juntos podemos ajudar o nosso planeta (conscientização), em seguida pediria a eles que trouxessem na próxima aula de que forma a água é utilizada em suas residências e se foi observado algum tipo de desperdício.

    ResponderExcluir
  5. NILCÉIA - muito boa a sua ideia de levar as crianças a um laboratório. Lá é possível experienciar os estados físicos da água e sentir fisicamente suas diferenças. Parabéns!
    BRUNA GOTTEMS - Fazer avaliação diagnóstica á essencial para um bom planejamento das aulas. Conhecer o que o aluno sabe e instigá-lo a ser um pesquisador (desde cedo). Parabéns!
    PRISCILA CRISTINA - Saber avaliar os resultados atingidos é importante, mas avaliar o processo da aprendizagem é muito mais valioso. O aluno pode não saber que a água ao evaporar chama-se "Estado Gasoso", mas se ele souber qual é o processo para chegar a este estado, já está valendo. Parabéns!
    EDVANIA – Fazer da aula um momento de “Conscientização” é importantíssimo. Os alunos levam os conhecimentos obtidos em aula para suas casas e, de certa forma, somos responsáveis pelo que falamos em aula. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Zuleide Araújo 6º semestre

    Fazer uma roda com as crianças para fazer um levantamento prévio do conhcimento que elas possuem sobre o ciclo da água, perguntando se elas já tiveram contato com a água nos 3 estados (sólido, líquido, gasoso).
    Em seguida colocar o vídeo "O Ciclo da Água" e solicitar que elas prestem bastante atenção, depois levá - las ao pátio com cubos de gelo, explicando à elas o qe irá acontecer com o gelo quando colocamos ele exposto ao sol, depois de derretido, explicar que temos um estado físico da água (líquido). Depois para que elas possam compreender o estado gasoso, levá - las em pequenos grupos até a cozinha, sempre com muito cuidado, para que observem a água fervendo e se transformando em vapor, depois repetir o processo até que todos os alunos tenham observado.
    Retornar a sala e construir junto com as crianças um cartaz para expor na sala.

    ResponderExcluir
  7. EDLAINE R.S.FRANÇA DOS SANTOS - 6 SEMESTRE - GRUPO 02

    FAZER UMA DISCUSSÃO, UM LEVANTAMENTO PRÉVIO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE.
    SENSIBILIZÁ-LOS E CONSCIENTIZÁ-LOS A PRESERVAR ESTE BEM NATURAL TÃO NECESSÁRIO PARA SOBREVIVÊNCIA DA HUMANIDADE. E ATRAVÉS DE UMA FORMA BEM PRÁTICA COMO, ORIENTADO ELES A INVESTIGAREM EM CASA COMO A FAMÍLIA UTILIZA E DE QUE FORMA ELES ECONOMIZAM A ÁGUA. TRAZER PARA A SALA DE AULA AS INFORMAÇÕES E MONTARMOS UM INFORMATIVO COM A AJUDA DAS PRÓPRIAS CRIANÇAS. APROVEITAR PARA ENSINAR SOBRE OS ESTADOS DA ÁGUA, TAMBÉM DE FORMA PRÁTICA, LEVANDO-OS AO LABORATÓRIO DEMONSTRANDO O PROCESSO DE CADA UM.

    ResponderExcluir
  8. Solange l.Cavalcante RA 0981000137 6.semestre

    Ao preparar uma aula é imprescidivel fazer um levantamento prévio com os alunos, em uma roda de discussão as trocas de experiencias são sempre importante. A atividade em campo é outro passo que estimula bastante o interesse do aluno, após a exibição do filme e a discussão sobre o assunto, dando continuidade no conteúdo em si, fazer um passeio na estação de tratamento de agua e mostrar a importancia dela para os seres vivos.

    ResponderExcluir
  9. Falar sobre a água, é um tema muito importante e podemos trabalhar também a questão de não desperdiçar, pois contribui para a nossa sobrevivência. No inicio da aula será feito um levantamento prévio para diagnosticar o que os alunos sabem a respeito da água e sua utilização. Irei apresentar o vídeo e em seguida convidar os alunos para me acompanhar até o laboratório, onde vou explicar sobre a importância da água para nossa sobrevivência e seus três estados, mostrando a transformação. Sendo sólido, liquido e gasoso. Será mostrado uma garrafa de água ,cubos de gelo e água fervendo explicando quando é feito um chá por exemplo. Afinal nós podemos beber água, tomar banho, para cozinhar, entre diversas atividades em nosso dia-a-dia. E lembrando que devemos economizar no momento do banho, durante a escovação e fechando bem as torneiras.

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente irei fazer uma roda de conversa e assim abordar o tema “água’ para saber qual o conceito que as crianças têm a respeito deste assunto. Após colher as informações com as crianças, colocarei o vídeo para enfatizar a importância da água, ao termino dele vou explicar sobre os três de estados da água, sendo o sólido, gasoso e o liquido. Então as crianças serão encaminhadas ao laboratório para podermos concluir esta aula na prática fazendo as demonstrações necessária para conhecimento dos alunos. Com uma garrafa de água fervente dissolver um leite em pó, em uma jarra com suco colocar cubos de gelo e assim tornar visível os estados para as crianças pois no concreto é bem mais significativa esta forma de aprendizagem .Lembrando que com este assunto podemos realizar um trabalho bem mais amplo envolvendo meio ambiente, e a conscientização.

    ResponderExcluir
  11. Marlene Vilas Boas-6ºsemestre - grupo 02
    A água no cotidiano
    Iniciaria a aula falando sobre o ciclo da água,pois falar sobre a água não ficaria em uma aula só,pois o conhecimento a ser passado requer várias etapas para o aprendizado com eficiência e um melhor aproveitamento pelo aluno. Então começo falando.
    De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água. Iria propor, de início, que os alunos elaborem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, podem descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Peça que todos mostrem os trabalhos à turma e discuta os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveite e assinale, também, que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.

    ResponderExcluir
  12. Renata Silva Costa 6° semestre


    Levaria um copo com água para a sala, o colocaria em local em que todos pudessem ver e apresentaria o tema, iniciando com uma conversa sobre a água e, simultaneamente, levantando os conhecimentos prévios dos alunos.
    Antes de passar o vídeo, abordaria alguns conceitos como estados físicos, ciclo da água para que as crianças se contextualizem com o tema do vídeo e que este fique mais claro para os alunos. Após o término, promoveria uma pequena discussão e, com algumas referências (livros, textos de internet, revistas, etc.) que levaria para a sala, pesquisaríamos juntos as respostas para os questionamentos levantados.
    Proporia então, que, ao decorrer da semana, testássemos todos os estados físicos da água, utilizando o copo que levei no início. Assim, após observarmos o estado líquido, colocaríamos a água no congelador e após, levaríamos ao fogo.
    Terminaria a aula com uma explicação sobre o ciclo da água, sempre recorrendo ao material de suporte.

    ResponderExcluir
  13. Juliane Garcia - 6º Semestre
    Grupo 1
    Perguntaria para os alunos o que eles conhecem sobre o ciclo da agua e quais sao os estados da agua, mostraria o video e pedindo que eles prestem bastante atenção e escreva no caderno quais sao os estados da agua que aparece no video, acabando o video mostraria para eles no concreto quais eram os estados, pedindo como tarefa que eles transformacem a agua nos estados que ela ocorre.

    ResponderExcluir
  14. Gislaine RA:9292601376 5º Semestre E.

    Para iniciar a aula,perguntaria para as crianças sobre a importancia da água, para que elas usam a água e o principal, para que serve.Após a troca de idéia, exploraria o fato de que sem água não poderíamos sobreviver mais que três dias,e o quanto a falta dela nos faria mal, levando em conta que a preservação é o melhor maeio para manter a vida humana. Para uma aula prática, seria interessante apresentar os três estados da água:líquido, gasoso e vapor ulitilizando de materias básicos como a própria água,gelos em cubos...para facilitar o entendimento e a compreenção do assunto,enfatizando sempre a preservação da água.

    ResponderExcluir
  15. Silmara M. Garcia
    RA: 0955484949 6º semestre

    O conhecimento prévio é um fator importante quando se trata de um assunto novo que será iniciado com a turma.
    A introdução do vídeo seria feita após uma breve explicação, através do vídeo a turma poderá visualizar o ciclo da água em uma sequencia de fatos, os alunos irão reconhecer o que foi falado anteriormente, além do reconhecimento de todo o processo do ciclo da água, seria interessante ressaltar a importância da mesma.
    Para fixação do conteúdo apresentado usaria como recurso aulas em laboratório como já foi dito, posteriormente usaria questionários, também confecção de cartazes retratando o ciclo da água.
    Com relação a importância da água, seria interessante os alunos confeccionarem cartões tipo panfletos que seriam distribuidos na escola a fim de conscientizar os demais alunos.
    A avaliação é feita em todo o processo levando em conta a participação e a assimilação do conteúdo, registrando o interesse e o cumprimento das tarefas propostas.

    ResponderExcluir
  16. RA: 0995537887
    6ª Série
    - O que o aluno poderá aprender com esta aula:
    Observar e conhecer o funcionamento da natureza.
    Reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água.
    - Desenvolver atitudes de respeito para com o meio ambiente, e em especial, o uso correto e preservação da água. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
    - A água é um recurso natural e seu uso descontrolado está se tornando alvo de muitas discussões: trata-se ou não um recurso inesgotável, quais as formas de tratamento deste bem. Portanto, é de suma importância abordar este assunto de forma consciente e crítica, tentando incluir uma mudança de postura no consumo por parte dos alunos.
    - Formar duplas e distribuir a cada uma delas uma folha onde terão que escrever o que sabem a respeito do tema Preservação da Água. Estipular um tempo para que realizem o levantamento do conhecimento prévio.
    2. Exibir o vídeo sobre o ciclo da água.
    3. Em seguida, conversar sobre a importância da água para a vida, podendo-se averiguar isso em diferentes formas de vida e chamar a atenção dos educandos para o uso correto deste recurso.
    4. Dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e pedir para cada grupo elaborar uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.
    - Avaliação:
    Observar o desempenho dos alunos em cada atividade. Registrar o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos.

    ResponderExcluir
  17. thais santos 5° semestre RA 9292602859

    1. começaria a aula com um conhecimento prévio dos alunos e estimulando as conversas com alguns exemplos por que precisamos da agua, logo em seguida Antes de passar o vídeo, abordaria alguns conceitos como estados físicos, ciclo da água para que as crianças se contextualizem com o tema do vídeo; passaria o video para os alunos assistirem e sempre participando com eles, cada trecho do video, explicaria, logo em seguida da explicação e do video passaria uma atividade em grupos na sala de informatica para eles pesquisarem tudo sobre a agua, Para que usam a agua, para que serve, a preservação da agua, e o que eles fariam para proteger da poluição da agua, depois iria pra sala de aula onde fariam cartazes com desenhos e escrita do que eles havia pesquisado. Em seguida registraria o interesse dos alunos e o desenpenho de cada um.

    ResponderExcluir
  18. Gleiciely 6º Semestre RA:9249711090

    Primeiramente farei o conhecimento prévio dos alunos sobre o ciclo da água e explicarei sobre os 3 estados da água e após a explicação farei uma aula prática trazendo para sala cubo de gelo, chaleira, água líquida e mostrarei para eles todo o processo do ciclo da água.
    Depois passarei um video para tirar todas as dúvidas.

    ResponderExcluir
  19. Patrícia Ribeiro de Souza30 de ago. de 2011, 20:39:00

    Patrícia Ribeiro -R.A 0955515194 6º semestre
    Iniciaria a aula falando em como estabelecer o ciclo da água no dia-a-dia,promovendo debates entre eles formulando hipóteses sobre a importância de preservação da água.Após o debate propus aos alunos fazer um registro do momento marcando então os pontos mais discutidos,apartir desse registro os alunos irão elaborar cartaz para a conscientização da preservação da água.

    ResponderExcluir
  20. Anelita Amancio de Souza RA: 9201110026

    Primeiramente iria aproveitar o conhecimento previo dos alunos em seguida, acrescentaria os meus argumentos falando sobre a importancia da agua, e conscientizar o desperdicio, e logo disponibilizaria o video para q eles possam ter alguma referencia.
    Logo depois dividiria a sala em pequenos grupos iria fazer uma aula pratica, tendo o contato com a agua, e logo pedir a eles que relata a sua propria observação.
    Nisso irei observar o desempenho e o interesse de cada um pelo assunto comentado.

    ResponderExcluir
  21. Patrícia Rosa Botelho
    6º SEM

    FAZER O CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O ASUNTO. DEPOIS, PEDIR PARA AS CRIANÇAS DIZEREM COMO ELAS UTILIZASÃO A ÁGUA DE FORMA CORRETA PARA NÃO DESPERDIÇAR, ENTÃO EXPLICAR DE FORMA PRÁTICA OS ESTADOS DA AGUA, UTILIZANDO UM VAPORIZADOR, UM GELO E UM POUCO DE AGUA NORMAL, LOGO DEPOIS PASSAREI UM VIDEO PODENDO SER O MESMO VIDEO. PARA SANAR MELHOR AS DUVIDAS DA CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  22. ROSANGELA PEDROSA CAVALCANTE RA: 0993002728

    6º SEMESTRE

    ASSUNTO: ÁGUA FONTE DE VIDA.
    FARIA UMA RODA DE BATE PAPO SOBRE O QUE É ÁGUA,
    COR, GOSTO,PARA QUE USAMOS, COMO USAMOS E COMO ELA CHEGA ATÉ NÓS. A PARTIR DESSAS INFORMAÇÕES ENTRARIA NO TEMA "CICLO DA ÁGUA" OU "COMO A ÁGUA CHEGA ATÉ NÓS", FARIA UMA INTRODUÇÃO SOBRE O ASSUNTO, DEPOIS PASSARIA O VÍDEO, QUESTIONARIA O QUE ACONTECEU E QUAIS FORAM OS MOMENTOS QUE ELES PERCEBERAM O CICLO DA ÁGUA DIRETAMENTE, DEPOIS PASSARIA O VÍDEO NOVAMENTE PASSANDO AS INFORMAÇÕES QUE FICARAM "ESCONDIDAS". APÓS O MOMENTO DO VÍDEO IRIAMOS PARA A PRÁTICA, QUESTIONANDO COMO PODEMOS REPRESENTAR O CICLO DA ÁGUA COM ÁGUA DE VERDADE, SURGIRIAM MIL IDÉIAS. E ENTÃO IRIAMOS ESCOLHER UMA SITUÃÇÃO E REALIZÁ - LA, DANDO CERTO OU NÃO A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS FARIAMOS UMA BUSCA USANDO A SALA DE INFORMÁTICA PARA OBTERMOS MAIS EXPERIÊNCIA SOBRE O TEMA, ESCOLHERIAMOS UMA DE ACORDO COM A REALIDADE E OS MATIERIAS DISPONIVIES NA NOSSA ESCOLA PARA COMPROVAÇÃO DO APRENDIZADO E MELHOR FIXAÇÃO DO CONTEÚDO ESTUDADO. BEIJOS

    ResponderExcluir
  23. PRO TENTEI MIL VEZES...
    BEIJO

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Cristiane Valensuela Vera Cruz RA: 0912392547
    Tema:Água fonte e Vida
    Mostrar aos alunos a importância da água,e explicar sobre os ciclos, fazer uma esperiência com os alunos,passaria um vídeo sobre o ciclo da água, se possível um teatro com os alunos(a),e faria uma maquete que seria a base de como os alunos pudessem saber a importância da economia da água para que no futuro preserve a natureza, as crianças gostam de visualizar e , então nós como educadores temos que se dedicar e sempre inovar com nossos alunos.Abraços!

    ResponderExcluir
  26. RITA MARIA CASTRO DE SOUZA - 5º SEMESTRE-RA:9292602583.
    O vídeo é bastante interessante e divertido principalmente numa aula para crianças de 3º ano.
    No primeiro momento fariamos um circulo,iniciaria uma conversa informal,onde todos pudessem expor seu ponto de vista,ou seja,o conhecimento sobre o assunto,depois do exercicio oral levaria os alunos para a cozinha,onde no local realizaremos uma experiência do "Ciclo da água":liquido(numa bacia pegaria água da torneira e colocaria numa mesa),solido(na geladeira pegaria cubos de gelo),gasoso(colocaria agua na panela tampada é muito importante,levaria ao fogo e deixaria ferver),ainda na cozinha pediria para cada um expressar oralmente o que achou da experiência,quando todos falassem voltariamos para a sala e como tarefa de casa fariam uma pesquisa sobre os estados da água e a sua importância na vida dos seres humanos e como evitar o desperdicio.
    Palavras chaves:Conscientização,valorização,respeito,amor.Abraços

    ResponderExcluir
  27. Rita Maria Castr - 5º SEMESTRE - RA:9292602583.
    O vídeo é bastante interessante e divertido principalmente numa aula para crianças de 3º ano.
    No primeiro momento fariamos um circulo,iniciaria uma conversa informal,onde todos pudessem expor seu ponto de vista,ou seja,o conhecimento sobre o assunto,depois do exercicio oral levaria os alunos para a cozinha,onde no local realizariam uma experiência sobre o "Ciclo da água":liquido(numa bacia pegaria água da torneira e colocaria numa mesa),solido(na geladeira pegaria cubos de gelo),gasoso(colocaria agua na panela tampada é muito importante,levaria ao fogo e deixaria ferver),ainda na cozinha pediria para cada um expressar oralmente o que achou da experiência,quando todos falassem voltariamos para a sala e como tarefa de casa fariam uma pesquisa sobre os estados da água e a sua importância na vida dos seres humanos e como evitar o desperdicio.
    Palavras chaves:Conscientização,valorização,respeito,amor.Abraços

    ResponderExcluir
  28. Rita Maria Castro - 5º SEMESTRE-RA:9292602583.
    O vídeo é bastante interessante e divertido principalmente numa aula para crianças de 3º ano.
    No primeiro momento fariamos um circulo,iniciaria uma conversa informal,onde todos pudessem expor seu ponto de vista,ou seja,o conhecimento sobre o assunto,depois do exercicio oral levaria os alunos para a cozinha,onde no local realizariam uma experiência do "Ciclo da água":liquido(numa bacia pegaria água da torneira e colocaria numa mesa),solido(na geladeira pegaria cubos de gelo),gasoso(colocaria agua na panela tampada é muito importante,levaria ao fogo e deixaria ferver),ainda na cozinha pediria para cada um expressar oralmente o que achou da experiência,quando todos falassem voltariamos para a sala e como tarefa de casa fariam uma pesquisa sobre os estados da água e a sua importância na vida dos seres humanos e como evitar o desperdicio.
    Palavras chaves:Conscientização,valorização,respeito,amor.Abraços

    ResponderExcluir
  29. Cintia Ritis RA : 0919440115

    Iniciaria a aula fazendo um levantamento prévio do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema Ciclos da Água, depois da discussão sobre o assunto faria uma atividade com eles mostrando os estados líquido, gasoso, sólido, depois explicaria para os alunos a importância da água para a vida, plantas, animais, depois passaria o vídeo " O ciclo da água"e pediria à eles para fazerem cartazes mostrando a importância da preservação da Água, pois assim os alunos estarão sendo conscientizados sobre a preservação deste Bem que vem sendo tão desperdiçado por nós.

    ResponderExcluir
  30. Priscila da Conceição Neves, RA: 0981000140, 6º Sem.

    Em um primeiro momento, seria interessante fazer um breve discussão sobre a importância da água, com o levantamento prévio dos conhecimento dos alunos. Após raliza-se a apresentação do vídeo, em seguida faz-se questionamentos aos alunos, sobre o que eles entenderam e absorveram de informações. Explica-se sobre os estados da água, e partiriamos para uma aula prática, onde os mesmos teriam uma melhor compreensão do estudo, esta aula poderia ser realizada em um laboratório. A avaliação ocorreria por meio de observação, onde seriam feitas anotações sobre a participação de cada aluno.

    ResponderExcluir
  31. Ana Maria Pereira Brito 5º semestre grupo 01
    Em primeiro lugar conversaria com as crianças, para saber o conhecimento previo deles e depois mostraria o video.
    Em seguida explicaria sobre os três estados da agua: solido, liquido e gasoso e da importancia da água para a vida na terra e o que eles acharam do video.
    Levantaria um questionamento sobre o gasto excessivo da agua e o que eles sabem sobre o Aquífero Guarani.
    Em uma outra aula, pois apenas uma seria pouca para um assunto tão extenso, levaria as crianças até o laboratório da escola se houvesse um, se não a própria cozinha da escola já ajudaria muito para a visualização dos tres estados da água.

    ResponderExcluir
  32. Tendo como objetivo fazer com que os alunos conheçam o ciclo da água na natureza e fazer uma relação da sua importância para a vida, iniciaria a aula com o vídeo, após o vídeo mediaria uma discussão acerca do tema “ciclo da água”, fazendo com os alunos percebam e compreendam suas atitudes frente a preservação do meio ambiente. Atrelado a esse assunto, realizaríamos atividades voltadas a questão prática dos estados físicos da água, com exemplos materiais, para que os alunos possam ter uma melhor percepção e conseqüentemente uma melhor aprendizagem do conteúdo.
    Karoliny B. Yamada RA 1187414675

    ResponderExcluir
  33. CELIA COUTO
    RA 0995537752
    Iniciaria a aula fazendo uma roda, para levantar o conhecimento previo das criancas. Depois mostraria o video, faria uma atividade de desenho livre onde as criancas apresentariam o que aprenderam sobre a agua, colocaria os trabalhos e um mural em local de acesso a todos da escola, e elas mesmos explicariam oque aprenderam, para que todos tomassem consciencia sobre a importancia da agua.

    ResponderExcluir
  34. Mirian Centurion a aula ficaria muito interesante si alem do video for apresentado muitos cartases contendo informaçoes da valorisaçao e preservaçao da agua poi sem ela a nossa vida nao seria possivel.Seguidamente falar da agua e a sua composiçao fisica.

    ResponderExcluir
  35. Maria Claudete 5ª semestre.
    Começaria a aula com o vídeo, e após a apresentação solicitar que cada aluno fale o que o vídeo representou para ele.Dadas as respostas de todos, focaria a aula no consumo consciente e no reaproveitamento.Lembrando que o vídeo abre varias opções de trabalho e caberá a cada professor direcionar o assunto de acordo com a sua turma.

    ResponderExcluir
  36. Tamara Apª. Marcondes Macedo RA: 0938472324 6ª série.

    Começaria a aula, efetuando perguntas aos alunos sobre o que eles entendem a respeito da água, seus estados e condições, depois mostraria o vídeo, e em seguida iria discutir o que eles entenderam sobre o vídeo,e criar um trabalho que falasse sobre os estados da água e como a água deve ser utilizada racionalmente, para que no futuro não falte água para nossos descendentes.

    ResponderExcluir
  37. Tatiane Felipe RA: 0981000135
    Para explicar o ciclo da água para meus alunos, eu faria uma aula passeio, bem planejada, onde iriamos a algum local de preservação a natureza,como por exemplo parque da nações indigenas. Neste local iria dar os exemplos do ciclo e a importancia de presevar a água.

    ResponderExcluir
  38. Tatiane Felipe RA: 0981000135
    Para explicar o ciclo da água para meus alunos, eu faria uma aula passeio, bem planejada, onde iriamos a algum local de preservação a natureza,como por exemplo parque das nações indigenas. Neste local iria dar os exemplos do ciclo e a importância de presevar a água.

    ResponderExcluir
  39. Olá Eleida!

    Gostei do seu Blog e as discussões estão quentes...olha concordo com vc a eaD traz um movimento revolucionário na educação...o auto estudo é extremamente importante na construção e principalmente na operacionalização do conhecimento.
    Visitem o meu Blog: discutindoaead-eloisa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Esta atividade foi encerrada em 08/09/2011 as 20h. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  41. Raquel 6ºsemestre RA0901396409
    Primeiramente a água é uma circula~ção continua sobre o nosso planeta,sendo que o calor provoca a evaporação da água dos oceanos,dos rios e lagos,sem falar da evaporação que há da parte da água presente no solo:Evaporação,Tranpiração é quando a água sai da superficie terrestre para a atmosfera,Sólida que é a passagem direta da água solida para a de vapor,Condensação a água é transportada para as regiões mais alta da atmosfera,Precipitação quando as gotas de águas pequenas se reunem formando gotas maiores e caem sobre a superficie terrestre,Escoamento é para a onde as águas da chuva irão(para explicar aos meus alunos essa atividade eu faria em slides e desenhos bem amplos e visiveis para que prenda a atenção dos alunos e que começem a dar valor na água e que possam utiliza-la de forma correta sem exageros excessivos).Como podemos observar no video e no blog do profº Adalberto o Ciclo da àgua é essencial para a renovação da água sobre a Terra, para que não seja alterado temos que conservar as florestas e mananciais estar sempre atentos á poluição dos oceanos,cujo ambiente com enorme diversidade de vida e de recursos que também é a maior fonte evaporação de água do planeta.

    ResponderExcluir