segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atividade 31/10 para o Grupo 01

A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: “Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d’água, tem nadadeiras, é um peixe”. A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de idéia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d’água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A Aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:


A.    Anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
B.    Associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
C.    Comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
D.   Desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
E.    Reforço positivo por parte da professora, dos colegas e da família.

Escreva como como comentário a alternativa correta e justifique porque de tal escolha.

10 comentários:

  1. A opção correta é a D, pois refere conceitos
    essenciais da teoria de Piaget a fim de explicar o aprender das crianças diante da
    ideia que tinham sobre a baleia e os mamíferos, pois há um desequilíbrio ao serem confrontados com uma nova informação que provoca um conflito cognitivo em relação a uma aprendizagem anterior.

    ResponderExcluir
  2. Anelita Amâncio de Souza RA: 9201110026 6° sem.

    A letra D, pois se referem as teorias de Piaget o que Pedro sofreu foi um mecanismo de adaptação a uma situação nova, pois o mesmo teve um conflito cognitivo em relação a o que já tinha aprendido anteriormente.

    ResponderExcluir
  3. ROSANGELA CAVALCANTE RA: 0993002728 6º SEMESTRE

    ACREDITO SER A LETRA D. Desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
    APÓS A AFIRMAÇÃO DA PROFESSORA O ALUNO ENTROU EM DESEQUILIBRIO EM RELAÇÃO AO QUE PENSAVA, POIS ACHAVA QUE A BALEIA ERA UM PEIXE, FICANDO EM DÚVIDA E ARGUMENTANDO SEU PENSAMENTO, A PROFI QUIS MOSTRAR E CONFIRMAR SUA AFIRMAÇÃO PASSANDO UM VIDEO, NESSE MOMENTO ELE CONSEGUIU COMPREENDER QUE A PROFI ESTAVA CORRETA E ACOMODOU O NOVO CONHECIMENTO.

    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. PATRÍCIA RIBEIRO DE SOUZA1 de nov. de 2011, 11:14:00

    A OPÇÃO CORRETA A LETRA (D),POIS A TEORIA DE PIAGET DIZ QUE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OCORRE QUANDO ACONTECEM AÇÕES FÍSICAS OU MENTAIS SOBRE OBJETOS QUE, PROVOCANDO O DESEQUILÍBRIO RESULTAM EM ASSIMILAÇÃO OU, ACOMODAÇÃO, E ASSIM HÁ A CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS OU SEJA CONHECIMENTO. QUANDO O EQUILÍBRIO SE ROMPE, A CRIANÇA AGE SOBRE O QUE A AFETOU BUSCANDO SE REEQUILIBRAR, PARA PIAGET ISSO É REALIZADO PELA ADAPTAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. A LETRA D POIS HA UM CONFLITO COGNITIVO COM AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS E AS INFORMAÇÕES ANTERIORES FAZENDO COM QUE ACONTEÇA A ASSIMILAÇÃO SEGUNDO PIAGET.

    PATRICIA BOTELHO
    RA: 1099270120
    6º SEM

    ResponderExcluir
  6. Najla Barbieri - RA 0995537887 - 6 sem.1 de nov. de 2011, 22:18:00

    Letra D.
    Desequilíbrio e equilíbrio são palavras-chaves dentro da teoria de Piaget,Além dos fatores de desequilíbrio, conflito e confronto de idéias, Pedro é provocado com algo novo em sua frente, conflita o novo com o que já tem aprendido e atinge conclusões. Sem o conflito não há aprendizado, propor atividades que provoquem conflitos gera a necessidade de resoluções problemáticas por parte do aluno, chegando a assimilação e buscando a adaptação sobre o que a afetou, isso não significa apenas em educação de forma simplória.

    ResponderExcluir
  7. Silmara Machado - RA 0955484949 - 6 semestre1 de nov. de 2011, 23:15:00

    Letra D. É preciso estímulo para adequar os novos conhecimentos ou se adequar a eles, o aluno sentiu-se motivado e desafiado a resolver os problemas expostos, a problemática causou o desequilíbrio e provocou a busca do novo conhecimento estabelecendo o reequilíbrio. Para Piaget o desenvolvimento cognitivo implica que o aluno responda aos desequilíbrios cognitivos procurando atingir um estado de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, mecanismos de adaptação ao meio.

    ResponderExcluir
  8. Letra D. Pois à uma acomodação do novo conhecimento ao anterior, pois houve uma modificação das estruturas mentais para incorporar novos elementos da experiência.

    Silvia T.Louveira Duarte
    RA 0916400532
    6º sem.

    ResponderExcluir
  9. celia couto RA 0995537752 - 6 semestre4 de nov. de 2011, 19:27:00

    Letra D, paa que haja aprendizado e preciso que ocorra um desequilibrio para que o novo conhecimento se incorpore ao que ja se sabai.

    ResponderExcluir