segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Em uma aula de Ciências ocorreu o seguinte diálogo entre a professora e a aluna:

Professora:  _Quem lembra o que é a celulose?
Aluna: _Eu lembro, eu sei, professora!
Professora: _Então, diga!
Aluna: _É aquilo que aparece nas pernas das mulheres, que ficam cheias de furinhos ...
Professora: _Menina, de onde você tirou isso?
Aluna: _Daquela enciclopédia de ciências que fala de uma inflamação ...

Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que a aluna possuía determinados conhecimentos a respeito de um conteúdo próprio da área de Ciências, mas o confundiu, pela semelhança entre palavras, com outro conteúdo solicitado pela professora.
  1. Complete o diálogo com uma nova “fala” da professora, que faça com que a aluna se sinta valorizada em relação a seus conhecimentos prévios.
  2. Apresente uma estratégia didática a ser utilizada, que ajude a aluna a rever suas concepções e a reconstruir conceitos.
  3. Descreva uma ação a ser desenvolvida pela professora, tendo em vista trabalhar o conteúdo em questão com uma abordagem interdisciplinar.
Descreva as três respostas como novo comentário e não esqueça de ler as contribuições dos colegas.
Abraços!
Profª Eleida da Silva Arce Adamiski

11 comentários:

  1. Professora: Gostaria que me descrevessem o significado da palavra celulose?

    Professora: Iremos usar todas as definições, de formas diferentes!

    Professora: Muito bem,cada um chegou a uma conclusão, mas muitas são distintas. Faremos uma leitura de cada texto, e então, usaremos os textos de vocês para elaborar uma montagem de slides com imagens e fragmentos de cada texto.

    Noemi Harim RA: 0955489348

    ResponderExcluir
  2. ACADÊMICA: EDLAINE R.S.FRANÇA DOS SANTOS // RA: 090.141.6539

    1)Muito bem, você trouxe de forma científica o significado da palavra celulite, o que é de grande interesse, principalmente, para nós mulheres.

    2)Mas, agora vamos falar sobre celulose, e para isso, vamos nos dirigir ao Laboratório de Informática. Irei dividir a sala em três grupos: um grupo irá pesquisar qual o processo para se obter a celulose, o segundo grupo, onde e como é utilizada a celulose e o terceiro grupo, sobre o que é a celulose e imagens para visualizar o nosso objeto de pesquisa.

    3)E aproveitando a oportunidade, que hoje nós falamos sobre celulite e celulose, inclusive palavras bem parecidas mas, com significados bem diferentes, mas que dentro da nossa Língua Portuguesa, na nossa gramática, elas têm um lugar de destaque, que é na SEMÂNTICA, e a semântica nada mais é que os estudo dos significados das palavras. E ainda tem mais, essas palavras fazem parte de uma divisão da semântica, elas são Palavras Parônimas,isto é, a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita. Portanto, não confundam: celulite com celulose.

    ResponderExcluir
  3. RENATA SILVA COSTA 6° SEMESTRE

    1) _ Você teve iniciativa e gosta de pesquisar, por isso nos trouxe o significado da palavra CELULITE, que ouvimos falar sempre! Porém celulite e celulose são duas coisas bem diferentes e é isso o que vamos pesquisar agora...
    2)Pedir que os alunos pesquisem no dicionário o significado das duas palavras para que assim possam estabelecer a diferença das palavras.
    3) Propor aos alunos que deêm os significados das palavras de acordo com o conhecimento deles, assim como a aluna deu seu significado para celulite. E assim, de acordo com as idéias dos alunos sobre o conteúdo a ser abordado, prosseguir com a explicação sobre celulose.

    ResponderExcluir
  4. DIRIA A ALUNA:
    DIRIA A ELA QUE A PALAVRA CELULOSE E CELULITE TEM SIGNIFICADOS DIFERENTES, MAS SÃO BEM PARECIDAS NA PRONUNCIA E NA ESCRITA.pORÉM AS DUAS FAZEM PARTE DO CONTEÚDO DE CIÊNCIA.
    ENCAMINHARIA OS ALUNOS A SALA DE INFORMÁTICA E PEDIRIA QUE FIZESSEM UMA PESQUISAS SOBRE AS DUAS PALAVRAS.
    VOLTANDO A SALA DARIA CONTINUIDADE AO CONTEÚDO DO DIA: CELULOSE, MAS FARIA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE CELULITE.

    NILCÉIA PALOMO ra 0981000139

    ResponderExcluir
  5. Iria parabenizar a aluna pela participação e explicar a ela que, apesar da duas palavras serem parecidas, ambas possuem significados diferentes, mas as duas fazem parte do conteúdo de ciências.
    Pediria para os alunos efetuarem uma busca no dicionário e anotassem o significado das duas palavras, caso não houvesse dicionário na sala de aula levaria os alunos a sala de informática para buscarem na internet, em seguida faria uma breve explicação sobre celulite e daria continuidade a aula sobre celulose.

    Alessandra Gonçalves RA 0901398848

    ResponderExcluir
  6. Iria pedir a aluna para trazer na próxima aula uma pesquisa sobre cada assunto. Mostraria que os dois assuntos estão diretamente ligados a matéria de ciências e a importancia deste aprendizado em nossas vidas, buscando despertar o interesse por aprender mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. Sandrea Minde RA: 0901398828
    1)- Bom você apenas confundiu as palavras celulite e celulose,mas esta de parabéns por ter pesquisado na enciclopédia de ciências.
    2) Pediria aos alunos para me acompanhar até a biblioteca, onde iremos pesquisar no dicionários as palavras celulite e celulose pois pode ter confundido outros alunos.
    3)Na sala de aula iria apresentar um video para as crianças sobre celulose e faria uma breve explicação sobre celulite dizendo que em uma outra aula poderia explcar com mais detalhes a cerca deste assunto.

    ResponderExcluir
  8. Claudia Regina RA:0981000147
    Primeiramente diria a classe que as duas palavras tem uma sonoridade e escrita até parecidadas,mas não tem o mesmo significado.
    A)primeiro perguntaria a classe quem saberia me dar a diferença entre elas;
    B)logo após esse levantamento varia a distinção entre as duas palavras resaltando a importancia dos dois assuntos em nossa vida tanto social como pessoal e que estão diretamete ligados a disciplina de ciências;
    C)Enfim, explicaria que todos corremos o risco de nos enganarmos e quando estivermos fazendo algum tipo de pesquiza ou atividades, tomar cuidado para que isso não ocorra.

    ResponderExcluir
  9. Solange L. Cavalcante RA 0981000137

    1.Parabens pela iniciativa 2.mas poderemos rever o conceito pesquisando sobre a palavra. alguem trouxe dicionario.(faria com que eles proprio notem a semelhança das palavras, mas c/ siginificados diferente.)3.Aproveitando a iniciativa da aluna daria uma breve sobre o assunto da celulite e entraria no assunto da celulose utilizando-se da pesquisa que iniciaram no dicionario continuando no laboratorio numa pesquisa mais aprofundada.

    ResponderExcluir
  10. Tatiane Felipe RA; 0981000135 6° Semestre

    Professora: _ Sim minha querida, porém a inflamação a qual você se refere é a celulite a qual me refiro. A celulose, um do dos componentes da composição do papel. Mais podemos usar sua pesquisa para fazer um debate na próxima aula.
    _ No debate iremos trazer palavras homônimas,isto é, palavras que têm grafia igual e significado diferente; como por exemplo sela do cavalo e cela de cadeia. Assim poderíamos montar um mural com as palavras pesquisadas.
    _ Gostaria de que matássemos o mural em forma de gráficos com palavras estudas em todas as matérias.

    ResponderExcluir